Aconselhamento Reprodutivo

Esta é uma consulta médica especializada para quem deseja preparar, com antecedência, um projeto de gravidez ou preservar a fertilidade para o futuro. O aconselhamento reprodutivo pode ser requisitado por homens, mulheres ou por casais (homoafetivos ou heterossexuais).  

Dessa forma, o aconselhamento reprodutivo está indicado para todos aqueles que desejam programar uma gravidez, principalmente nas seguintes situações:

  • Infertilidade;
  • Tratamentos para casais homoafetivos;
  • Produção independente; 
  • Mulheres acima de 40 anos;
  • Mulheres que desejam congelar óvulos para uma gravidez futura;
  • Homens que desejam fazer o congelamento do sêmen. 


Durante a consulta, será possível:

  • Identificar doenças pré-existentes que possam dificultar uma gravidez futura;
  • Avaliar o histórico familiar de doenças que possam interferir na fertilidade;
  • Avaliar condições atuais de saúde, com atenção especial ao peso corpóreo;
  • Solicitar exames sorológicos;


Para a mulher: realizar exame ginecológico, avaliar reserva ovariana, solicitar exames de imagem e preventivo ginecológico, orientar uso de ácido fólico;

Para o homem: solicitar espermograma e, quando necessário, exames de imagem e hormonais.

Dúvidas frequentes:
Em que momento devo buscar um aconselhamento reprodutivo?

A partir do momento que desejar programar uma gestação, especialmente quando houver diagnóstico de infertilidade. É durante essa consulta que o especialista pode conhecer melhor o paciente, iniciar a investigação das causas de infertilidade e indicar qual o melhor tratamento reprodutivo.

Quais os tratamentos que podem ser indicados durante esse aconselhamento?

Após avaliação individualizada, o profissional indicará ou não a necessidade de tratamento reprodutivo que pode ser de baixa complexidade (coito programado e inseminação intrauterina) ou de alta complexidade (fertilização in vitro, estudo genético embrionário pré-implantacional, congelamento de óvulos ou embriões). 

Apenas a mulher deve buscar aconselhamento reprodutivo?

Não. Durante todas as etapas de investigação e tratamento dos casos de infertilidade, o ideal é que o casal, heterossexual ou homoafetivo, compareça junto à consulta. 

Sobre mim

Dra. Gérsia Viana é médica Ginecologista, especialista em Medicina Reprodutiva,com mais de 20 anos de experiênica nos tratamentos de reprodução assistida de baixa e alta complexidade. Essa atenção, que começa desde o aconselhamento reprodutivo, se estende por todas as etapas do processo, com atenção no acolhimento e individualização de cada paciente.
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?