Congelamento de óvulos

Essa é uma técnica de reprodução assistida que visa preservar a fertilidade da mulher para o futuro. Consiste no congelamento dos gametas femininos, antes que eles sejam fecundados pelos espermatozoides, portanto não necessita da participação de um parceiro sexual.

O congelamento de óvulos é um procedimento seguro, regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina, que possibilita à mulher adiar a gravidez para o momento oportuno.

É uma técnica muito buscada por pacientes em idade reprodutiva que necessitam realizar tratamentos oncológicos, tendo em vista o impacto negativo dos agentes quimioterápicos sobre os ovários.

Etapas do procedimento:

O procedimento para obtenção dos óvulos inicia com estímulo hormonal ovariano, que visa recrutar um número maior de folículos. Durante essa etapa são realizados exames ultrassonográficos para monitorar o crescimento folicular;

Após cerca de 12 a 14 dias, é administrada uma última medicação para promover a maturação dos óvulos. Então, é programada a aspiração dos folículos por via vaginal, guiada por ultrassom, no centro cirúrgico e com sedação;

Os óvulos obtidos são conservados em nitrogênio líquido a baixas temperaturas, podendo permanecer congelados por tempo indeterminado

Indicações para o congelamento de óvulos:

  • Pacientes oncológicas;
  • Pacientes que desejam protelar a gravidez por motivos pessoais;
  • Óvulos excedentes da FIV;
  • Baixa reserva ovariana, com risco de falência ovariana precoce;
  • Endometriose com risco de perda da função ovariana.
Dúvidas frequentes:
Quais as chances de uma mulher engravidar com óvulos congelados?

As taxas de sucesso estão ligadas à idade da mulher no momento do congelamento, ou seja, quanto mais jovem, melhores são os resultados. Outro fator é a quantidade de óvulos obtidos, pois quanto maior o número, maior a probabilidade de êxito, e a qualidade do sêmen do parceiro no momento da fecundação, que será decisiva para obtenção de embriões saudáveis. 

Existe um limite de tempo que o óvulo pode ficar congelado?

Não. Os óvulos possuem boa durabilidade quando congelados porque a qualidade do seu material é preservada. 

Quantos dias são necessários para congelar os óvulos?

Isso depende do tempo de desenvolvimento dos folículos durante a fase de estímulo hormonal, mas, em média, o processo é concluído em torno de 2 semanas.

Qual a melhor idade para realizar o congelamento dos óvulos?

Tendo em vista o declínio natural da fertilidade que ocorre devido a modificações na qualidade genética dos óvulos, é importante que o congelamento seja realizado em idade potencialmente fértil, sendo aconselhável antes dos 35 anos.

Sobre mim

Dra. Gérsia Viana é médica Ginecologista, especialista em Medicina Reprodutiva,com mais de 20 anos de experiênica nos tratamentos de reprodução assistida de baixa e alta complexidade. Essa atenção, que começa desde o aconselhamento reprodutivo, se estende por todas as etapas do processo, com atenção no acolhimento e individualização de cada paciente.
Abrir bate-papo
1
(71) 98187-3681
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?