Em condições normais, um casal fértil tem aproximadamente 20% de chances de conceber por mês. Por isso, é recomendado esperar pelo menos um ano antes de buscar auxílio de um profissional especializado.
O especialista em medicina reprodutiva é o médico responsável pela avaliação diagnóstica do casal, para que seja estabelecido o tratamento reprodutivo mais indicado para cada situação.
Diagnóstico de infertilidade feminina
Dentre as principais causas de infertilidade feminina, podemos citar: distúrbios ovulatórios, obstrução das trompas, endometriose, malformações do útero, miomas submucosos, pólipos endometriais, endometrites, doenças genéticas e autoimunes. A idade da mulher e função hormonal ovariana também são fatores que impactam diretamente na fertilidade feminina.
A partir dos 35 anos, existe uma redução gradativa na qualidade dos óvulos que se intensifica após os 40 anos. Da mesma forma, a quantidade de folículos, também reduz com a idade, com uma menor quantidade de óvulos disponíveis. Durante a investigação, com base na suspeita diagnóstica, alguns exames serão solicitados, tais como:
- Dosagens hormonais;
- Ultrassonografia transvaginal;
- Histerossalpingografia;
- Hormônio Anti-Mülleriano;
- Ressonância magnética de pelve;
- Biópsia do endométrio;
- Histeroscopia.
Diagnóstico de infertilidade masculina
Dentre as principais causas de infertilidade masculina, podemos citar a varicocele e alterações hormonais e genéticas. Uma investigação detalhada deve ser feita pelo especialista, mas, na maioria dos casos, a causa não é identificada. Os exames normalmente realizados pelo homem durante essa etapa de investigação são:
- Espermograma;
- Dosagens hormonais;
- Exames genéticos;
- Teste de fragmentação do DNA espermático;
- Ultrassonografia de bolsa escrotal.
A investigação de infertilidade é apenas para mulheres?
Não. As causas de infertilidade podem estar ligadas ao homem em até 40% dos casos, dessa forma, a investigação deve ser realizada pelo casal, e não apenas pela mulher.
Devo sempre esperar um ano antes de buscar a ajuda do especialista?
Depende. O diagnóstico de infertilidade é retrospectivo, portanto, é necessário exposição ao risco de gravidez antes de caracterizar um quadro de infertilidade. Um ano, na maioria das vezes, é o tempo médio indicado, porém, quando a mulher tem idade acima de 35 anos, ou é sabidamente portadora de doenças que comprometem a fertilidade, como endometriose ou alterações do ciclo menstrual, esse tempo pode ser reduzido. Do mesmo modo, pacientes com passado de gravidez ectópica ou doença inflamatória pélvica também devem antecipar o tempo para buscar ajuda. Pessoas que foram submetidas a laqueadura tubária ou vasectomia também devem recorrer ao especialista.
A infertilidade é um problema raro?
Pelo contrário, esse é um problema que atinge cerca de 15% dos casais em idade fértil.
Sobre mim
Menu